SSCore

Pós Contratação

E agora, o crédito foi concedido, há formas de acompanhá-lo?

Sim, muitos modelos de risco de crédito foram desenvolvidos justamente para que o concessor do crédito possa acompanhar o comportamento do tomador após a contratação, a fim de que sinais de alerta sejam emitidos e se possa ter atitudes eficientes e eficazes.

Como exemplo, uma política de cobrança diferenciada para tomadores do crédito com comportamento não adequado para a operação.

São elegíveis para análise, os créditos com prazo decorrido de contratação e número de prestações pagas suficientes para analisar o comportamento do tomador do crédito na operação.

Para o momento pós contratação:

SSCORE Behaviour

É um instrumento utilizado no gerenciamento de crédito, a fim de mensurar o risco atual do cliente, ou seja, é uma ferramenta que utiliza dentre outras variáveis, o comportamento do cliente na carteira para avaliar a evolução do risco do tomador do crédito.

SSCORE Cobrança

Possibilita adoção de estratégias de cobrança de acordo com o nível de risco do cliente e da sua probabilidade de recuperação.
Ações direcionadas reduzem o custo e problemas de relacionamento com bons clientes no processo de recuperação.

SSCORE Análise de Carteira

A metodologia de Análise de Portfólio é composta pelos seguintes módulos:

1
Qualidade dos recebíveis: define o risco de crédito com base na análise da probabilidade de default (inadimplência) apurada por metodologia adequada (exemplo: Cadeia de Markov), pelos níveis de diversificação e homogeneidade, geração de fluxo de caixa, relação valor de venda versus valor de financiamento bancário e situação cadastral atual.
2
Due Diligencie: verifica os lastros dos recebimentos e da existência dos contratos de financiamento.

SSCORE Gestão

Mensuração de Risco Versus Rentabilidade
A assunção de risco deve estar compatível com a rentabilidade esperada da carteira.
A SSCORE mensura a perda esperada, a LGD, o capital econômico e o retorno ajustado ao risco. Fornece o risco da carteira de crédito que subsidia decisões relacionadas à venda/compra da carteira de crédito ou sua aceitação/oferta como garantia de operações de crédito.
A análise de portfólio permite o planejamento, monitoramento e reorientação da política de concessão e recuperação de crédito.